Como foi a participação da Loja Paraná na IIª SteamCon (parte IV)

// November 1st, 2014 // Eventos, Loja, Moda, Oficina, SteamPunk

O Grande Momento Solene da II STEAMCON ocorreu após as oficinas e palestras serem realizadas. Com o salão cheio no Lira Serrano, cada vez mais lotado pelos convivas ansiosos por conta do aguardado Baile de Máscaras, organizado pela steamer Débora Puppetmissing do grupo FULL STEAM- Campinas, e com o clima londrino de garoa forte e neblina que impedia visualizar além de 3 metros, tivemos a Outorga das Comendas. A Comenda era uma antiga honraria militar e civil entregue em reconhecimento aos trabalhos e feitos das personalidades de destaque nos tempos coloniais e imperiais. E há alguns anos ela é concedida pelo Conselho SteamPunk Brasil aos steamers que mais se destacaram na criação, difusão, divulgação e desenvolvimento do SteamPunk em nossas terras brasileiras. Existem duas modalidades de Comenda, a Ordem da Jarreteira, e a Ordem da Caldeira. E, na II STEAMCON desse ano, tivemos a entrega da Ordem da Caldeira para os steamers em destaque: Carlos Alberto Machado, Adriana Cabral e Karl Felippe. Esses agraciados, que receberam a Ordem da Caldeira das mãos de Bruno Accioly, e a partir de agora Comendadores Steampunks Brasileiros, juntam-se ao Comendador da Ordem da Jarreteira Romeu Martins. Parabéns a todos os agraciados! Vossas senhorias mereceram a honraria, e que isso inspire aos demais steamers na preservação da pressão do vapor na caldeira nacional!

Capitão Escarlate, ou melhor dizendo, COMENDADOR Capitão Escarlate apreciando a Medalha da Ordem da Caldeira

O Gran-Finale da Steamcon ocorreu em sequência à outorga das Ordens: o Baile de Máscaras! Dentro do grande salão, diversos casais, amigos, grupos e convivas reuniram-se para dançar, embalados por uma grande seleção de musicas steampunks, clássicas, e músicas solicitadas pelo público antecipadamente via facebook. Nesse espaço, todos tiveram seu momento de esticar as pernas, convidar a nobre dama ao lado, e reviver o auge da era vitoriana no universo steampunk. Fossem em grupos, trios, duplas, casais ou sozinhos, steamers sacudiram suas bielas e mexeram as caldeiras. Ocorreu até mesmo um “duelo de dança” numa roda de steamers. Empolgados pelas palmas dos presentes, “steamers-freestylers” (André Heck Peixoto e Igor Garcia Soares da Cruz) emendaram passos de hip hop numa apresentação improvisada, mas muito bonita. Entre os dois blocos do Baile, tivemos mais uma vez a apresentação de dança cigana pelas dançarinas Morgana Sirvak e Luciana Shiraishi.

Conforme o tempo passava, as dança eram dançadas, fotos tiradas e recordações e contatos trocados, o grupo da Loja Paraná foi retirando-se de cena à moda francesa. Ainda tínhamos uma looonga viagem pela frente. Despedimo-nos de alguns, e recolhemo-nos para um último momento na Hospedaria Memorialistas. Após algumas horas dessa imersão surreal por esse mundo de fantasia, onde a ficção virou realidade em Paranapiacaba, estávamos fora da névoa mágica, e voltamos à realidade dura, cinzenta, e caótica nas estradas e avenidas cruzando São Paulo até nossa querida Terra dos Pinheirais, nossa amada Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, a Curitiba querida por todos nós.

Deixamos o final para agradecer ao fim de semana incrível que tivemos. Rendemos a todos que organizaram a II STEAMCON imensos elogios, e maiores agradeciemntos ainda. Foi SEN-SA-CI-O-NAL, mesmo, de verdade. Surpreendeu a todos que aguardávamos um evento fantástico, mas que tivemos um evento extraordinário! Agradecemos também a todos os lojistas, expositores, “oficineiros”, palestrantes, fotógrafos, escritores e claro, a todos que nos receberam de braços, asas e próteses abertos, acolhendo aos “curitibanos fechados” e descobrindo que a “Rússia Brasileira” é lar de pessoas simpáticas, e steamers vaporosos!

Estamos já em contagem regressiva para retornarmos a capital SteamPunk brasileira, onde iremos prestigiar a III STEAMCON! Queremos deixar claro que esperamos a todos steamers, diesels, piratas, magos, demônios, angelicais e aethéricos em nossos eventos e gravações! Apareçam!

E não se esqueçam:

Fogo na Caldeira e Asas a Imaginação!! \o/

One Response to “Como foi a participação da Loja Paraná na IIª SteamCon (parte IV)”

  1. Adorei os costumes! Ficaram sensacionais! ?

    universoasfixia.blogspot.com.br

Leave a Reply


Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/designio/public_html/pr/wp-content/plugins/all-in-one-seo-pack/aioseop_class.php:3954) in /home/designio/public_html/pr/wp-content/themes/irresistible/set.php on line 1