O que é Steampunk?

Essa pergunta rola solta inclusive na cabeça de quem já conheceu o estilo navegando pela net. A curiosidade com relação a imagens em sépia onde verificamos personagens desconhecidos que caracterizam capitães, aviadores, cavalheiros, damas, caçadores, aventureiros ou outros tipos lembrando personagens antigas, mas com um diferencial que os desvincula da história conhecida. Os aparatos mecanicotecnológicos que não existiam, ou pelo menos não deveriam ter existido naquelas épocas como foguetes nas costas, armas laser ou pistolas de raio, carros e aviões movidos a tecnologia a vapor ou o princípio de eletricidade.

O steampunk surgiu em meados de 1980 em meio a romances ciberpunk que vinculavam naquele período. Histórias de universos paralelos narrando aventuras com personagens conhecidas ou não, que de alguma forma mudaram algum detalhe no passado o que proporcionou mil e uma idéias e invenções que, de outra maneira, não teriam tomado forma. Assim, no conteúdo dessas histórias extraordinárias e convidativas encontramos Santos Dumont ainda vivo e melhorando seus inventos, ou a influência da Rainha Vitória em organizações militares que nunca existiram, mas que ali, naquele universo atuam e dirigem a história de forma fantástica e assombrosa. Personagens criativas interagem com grandes personalidades da história em todos os países do mundo, algumas vezes até vindos de outros orbes. Dessa forma a tecnologia a vapor desenvolveu-se de maneira astronômica levando o homem aos astros enquanto a eletricidade surgiu timidamente e convivendo pacificamente com o vapor. Juntas singram os mares da imaginação de escritores e roteiristas que cada vez aumentam em número seus escritos, filmes e animações. Como exemplo temos: “As Loucas Aventuras de James West”, “Steamboy”, “A Liga Extraordinária”, “Rocketeer” e o recente “9 – A Salvação”, entre outros e entre em contato com alguma idéia do que possa ser o steampunk, pois o universo steam é tão imensurável que ainda perdurará por décadas com exemplos assustadoramente atraentes.

O século XXI trouxe a tona um estilo novo vestido de antigo valorizando o passado sem esquecer o futuro. Um movimento cultural que veio para ficar que foge as mais loucas previsões feitas no passado por futuristas que arriscavam tentar imaginar como seria nosso futuro.

Convidamos você a se aventurar conosco nessa aventura.

Venha ser um steamer…a frente e a todo vapor…


Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/designio/public_html/pr/wp-content/plugins/all-in-one-seo-pack/aioseop_class.php:3954) in /home/designio/public_html/pr/wp-content/themes/irresistible/set.php on line 1