Hanamachi 2013: Vapor entre as Flores

// January 25th, 2014 // Eventos, Loja, Moda, Oficina, SteamPunk

Saudações nação steamer!

Neste relatório, iremos falar sobre o Hanamachi, evento ocorrido em Joinville, nos dias 16 e 17 de novembro do corrente ano de 2013.

Para os que ainda não conhecem, o Hanamachi é um evento voltado para a cultura otaku/nerd/geek em geral. Realizado nas instalações do SESC da cidade, conta com uma belíssima infraestrutura, com diversos estandes de lojas, além das múltiplas salas de atividades (indo desde museu com videogames antigos, até sala de Terror, Origami, língua japonesa entre outras), e o amplo ginásio, onde ocorrem as apresentações, shows e atividades de luta (swordplay, e arremesso de shyoriken).

Vista do Salão Principal

Pocket Show em meio ao Salão principal

Uma das várias oficinas do evento

Queremos, de antemão, agradecer aos organizadores, pois apesar dos pequenos percalços que ocorreram (naturais a qualquer evento desse porte), souberam resolver as questões muito bem. E agradecimentos ainda maior ao público, que se mostrou muito educado e atencioso com o universo Steampunk. Mais para frente isso será explicado.

Esse ano, o Conselho foi representado pelos steamers Renata, PW, Elton, Daniel, Ciel, Aninha, André, Aline, Shamps, Lincoln, e Marielen. Infelizmente, o Capitão Escarlate não pode estar presente, e a Capitã Pirata Anne, estava atuando em sua identidade civil, como a linda Lolita, cuidando junto com as demais moças da Sala Lolita (aliás, muito elogiada pelo publico e que estava lindíssima! parabéns moças, arrasaram). Também apareceram lá os steamer mafrenses Junior e Carla, que aumentaram nossas tropas e chamaram muitas atenções do pessoal.

Lincoln, Junior, André (Andropov), Carla

Aninha, com seu steamplay de assassino.

ALine, PW, Renata e Marielen

Daniel e Elton, com seus belíssimos visuais

Como atrações, além do incrível Museu Steampunk, foram ministradas as Oficinas de Cartola e Trabalhos em Couro, sendo a 1ª dia 16, e a 2ª dia 17. Ambas as oficinas foram sucesso de publico e de elogios. O pessoal adorou fazer as cartolas com a Steamer Renata ensinando-os e dando dicas para decorá-las. Todas ficaram lindas e o pessoal pode levar para casa excelentes trabalhos!

Renata “workshopando”, ensinando o pessoal a fazer lindas cartolas e minihatsRenata “workshopando”, ensinando o pessoal a fazer lindas cartolas e minihats


Exemplos de minihats feitos durante a oficina

Exemplos de minihats feitos durante a oficinaExemplos de minihats feitos durante a oficina

No domingo, com os steamers Daniel e Elton, o pessoal pode fazer vários modelos de bolsas e acessórios em couro. Novamente, foi um sucesso de publico, como no ano passado, e foi uma das oficinas que mais se estendeu a nível de tempo, pois a cada momento mais e mais pessoas queriam aprender a fazer acessórios. Ficamos muito felizes com isso, pois mostra o quanto é grande o interesse do pessoal com as oficinas e com o estilo steampunk 😀

Pessoal muito concentrado montando bolsas durante oficina de couro

Pessoal muito concentrado montando bolsas durante oficina de couroPessoal muito concentrado montando bolsas durante oficina de couro


Elton explicando como modelar couroElton explicando como modelar couro

um dos exemplares de bolsa produzidos durante a oficinaUm dos exemplares de bolsa produzidos durante a oficina

Além das oficinas, os steamers André e Aline fizeram apresentações ao público. O primeiro realizou uma palestra explicando sobre o que é o Steampunk, suas origens literárias e como ele se tornou uma subcultura em constante ampliação. A steamer Aline apresentou-se em sequencia, fazendo um número de dança steampunk. O público ficou encantado com as duas apresentações, buscando depois delas mais informações e dicas de sites e livros para se inteirar mais acerca do universo steamer.

Steamers André (Andropov) e Aline durante respectivas apresentações

Steamers André (Andropov) e Aline durante respectivas apresentações

Steamers André (Andropov) e Aline durante respectivas apresentações

Como dito anteriormente, o público foi o mais marcante. Apesar de tímido, mostrou-se muito curioso e interessado sobre o visual, e não só, mas também na literatura, musica, seriados e filmes. Ainda mais espantoso foi o respeito e atenção do pessoal para tirar fotos ou para ver mais de perto as peças presentes na Sala Steampunk e nas roupas dos steamers. Parabéns pessoal!

Publico atento para a palestra e dança

Publico atento para a palestra e dança

Publico atento para a palestra e dança

Novamente, queremos agradecer aos organizadores por nos convidarem e nos acolherem tão bem no evento! E estamos já ansiosos para ano que vem repetirmos o resultado, se não ainda mais melhorá-lo!

Fogo na caldeira e asas à imaginação!

Steamers do Mundo, uni-vos e avante!

Texto baseado nas anotações de Andropov e Katharina,

com fotos de Lincoln Schindler

Leave a Reply