7º Café Steampunk – Homenagem para Leonardo DaVinci Especial Premiações.

// June 16th, 2014 // Eventos, Loja, Moda, SteamPunk

Saudações a todos os steamers dessa nação que cresce a cada dia!

Como explicado na postagem anterior, dia 08 de junho tivemos no AocaBar a 7ª edição do tradicional  evento Café a Vapor SteamPunk, dessa vez em homenagem ao gênio Leonardo DaVinci. Vocês puderam acompanhar um relatório geral sobre  o evento como um todo. Porém, sempre tivemos uma “atração” especial  que nessa edição mereceu um destaque especial: as premiações!

Antes de explicar as premiações, cabe esclarecer alguns termos. Os adeptos do steampunk, os steamers podem, ou não, usar uma caracterização. Essa caracterização (roupas e acessórios) é chamada steamplay (steampunk + cosplay). O Steamplay se diferencia do cosplay por não seguir um modelo pré-definido, e nem ser baseado num personagem já existente em algum tipo de mídia. Ele é um visual criado e elaborado pelo próprio usuário que usa sua imaginação e criatividade.

Faz-se necessária a explicação, pois uma das duas modalidades de premiação é o Concurso e Desfile Steamplay, onde os steamers (que quiserem) desfilam e explicam seu visual, acessórios (e fabricação deles), e explicam também sobre a história do seu personagem no universo steampunk (não precisa ser elaborada em detalhes, e nem ser fixa. Apenas serve para que todos possam entender qual seria a ideia do visual). Há uma comissão avaliadora, formada por membros da Loja Paraná do Conselho Steampunk e/ou frequentadores mais antigos, e que após todos se apresentarem, emitem sua avaliação e premiam os três primeiros colocados. Os prêmios normalmente são troféus,  acompanhados de exemplares de livros.

A outra forma de premiação é através de sorteio. Ele funciona de forma simples e direta: ao entrar no local do evento, todos recebem um ingresso numerado. No meio do evento, é realizado os sorteios de diversos números, e ganha o portador do ingresso com o respectivo número sorteado. Os prêmios são criações feitas pelos diversos steamers, além de livros e doações feitas por pessoas relacionadas ao movimento SteamPunk, ou ainda por outras Lojas do Conselho Steampunk Brasileiras.

Nossa primeira série de premiações ocorreu com o Concurso. Como jurados, estavam Carolina Marcondes (Naki), frequentadora assídua desde os primeiros eventos, e dois membros do conselho, Evelim Iensem (Shamps) e André Felipe (Andropov, vulgo Russo).

Em ordem, Naki, Shamps e Russo

Tivemos, pela ordem, 10 competidores:
1. Guiro com o seu Caçador de Vampiros superequipado.

Guiro e sua besta de combate aos vampiros

2. Lincoln, com seu Vampiro Caçador de Lycantropos (lobisomens).

Lincoln, caçador e investigador de lobisomens

3. Fábio, com seu Barão Russo.

Fabio, como barão Russo. Estaria a Mãe Rússia se expandindo pelo steamundo?

4. Vito, com seu modelo Freddy Krueger com garras steampunks.

Vito, e suas mecanogarras, estilo Freddy Krueger

5. Thiago, com seu Aviador Steam/dieselpunk

Nosso piloto de triplano, pousando em terras à vapor.

6. Linei com sua Anja com asas de ferro.

Com suas asas negras de ferro, Linei aparece como uma Anja, mas fica a dúvida, está para combater ou para liderar?

7. Chiara, e seu belo traje steampunk mirim.

Chiara, encantando a todos e fazendo sucesso com a moda steampunk infantil.

8. Luzia, e sua feiticeira steampunk.

Em trajes negros, a Feiticeira Luzia enfeitiçou nosso evento.

9. Aninha, e sua capitã Pirata.

A Pirata Morgan; para vingar seus pais, ela curvou-se ao mundo da pirataria.

10. Carolina, e sua Caçadora de Recompensas.

Carolina, estreando no mundo steampunk, e já marcando presença com seu visual, criação de sua própria autoria

11. Amy, com sua jedi steam (que a força do vapor esteja com você!).

Bom, já tivemos a presenta do Darth Vader steampunk, agora teremos uma Jedi steampunk para equilibrar as Forças do Vapor Negro e Branco.

12. Anne e Lorena, com sua apresentação dupla de damas aventureiras.

A dupla muito bem armada e preparada para desbravar esse novo mundo, fez bonito na apresentação

Após a apresentação dos concorrentes, os jurados se reunem, e decidem quem serão os três primeiros colocados. Neste evento o 1º lugar foi para o caçador Guiro; em 2ª lugar foi escolhida a steamer jedi Amy, e em 3º lugar, a caçadora steamer Carolina. Como prêmios, cada um dos selecionados recebeu um belo troféu trabalhado imitando uma catapulta desenhada por Leonardo daVinci (detalhe, ela é funcional!). Troféu esculpido pelo artífice steamer Irineu Klosowski especialmente confeccionado para nosso evento. Junto ao troféu, cada um dos selecionados ganhou um exemplar do livro “S.O.S. Titanic” da editora Literata, livro com um conto escrito por Carlos Alberto Machado, o Capitão Escarlate.

Carolina, recebendo o prêmio de 3ª Lugar no Concurso de Steamplay

Amy, recebendo o troféu pelo 2º Lugar no Concurso Steamplay

Guiro, recebendo o troféu pelo 1º Lugar no Concurso Steamplay

Finalizando o Concurso, tivemos a segunda série de premiações, com Sorteios de itens doados e confeccionados por nossos amigos steamers e artífices.
O primeiro item sorteado foi uma camiseta com estampa de um leprechaun, acompanhado por três adesivos exclusivos, doado e confeccionados pelo gaiteiro Leandro MacLorihem. A ganhadora foi a steamer Lorena.

O segundo item foi um caderno encapado com estampa em homenagem ao Star Trek, confeccionado à mão pela steamer Renata, cujo ganhador foi Deivid Schlosser Onório.

O próximo item sorteado foi um exemplar do livro “Sociedade dos Meninos Gênios”, livro este doado pela Loja São Paulo do Conselho Steampunk, especialmente para ser sorteado em nosso evento. Queremos aqui agradecer aos nossos amigos paulistas pela doação do livro, e também pelo oferecimento das cartas feitas pela editora para divulgação do livro. Todos adoraram os pacotes de chá que acompanhavam os envelopes (para os que já leram, ficou a ótima referencia ao livro, e para os que ainda não o leram, o mistério do chá deverá atiçar a curiosidade). A ganhadora desse prêmio especial foi Aninha Schlosser, a Pirata.

O item seguinte sorteado foi o bracelete de couro e malha metálica, feito à mão pelo steamer Raffael (Ciel). Esse item disputadíssimo foi para a steamer Carolina Marcondes (Naki).

Na sequência, o próximo item sorteado foi uma belíssima caderneta, também feita a mão pela steamer Renata. Quem ganhou o prêmio foi a steamer catarinense Carla Popper

O penúltimo item sorteado, e cobiçado pela maioria, foi o belo quadro pintado pela steamer Tathy Zimmermann. Feito a mão com tinta acrílica,e com desenhos referentes ás obras de Leonardo DaVinci, o magnífico quadro foi sorteado para a steamer Linei.

O último item sorteado foi uma impressionante máscara de gás customizada. Feita pelo steamer Vito, a máscara de gás foi totalmente customizada, incluindo luzes verdes (leds) em um dos respiradores, o que dava um efeito único à peça. O ganhador foi o steamer Thiago, o aviador dieselpunk (que com a máscara, ficou mezzo steam, mezzo diesel).

Finalizado o amplo sorteio, tivemos prosseguimento com o evento, a banda Dreams of Faith que encerrou com um desempenho incrível a noite dos convivas.

Os membros da Loja Paraná do Conselho Steampunk deixam e reiteram os agradecimentos a todos que contribuíram para a realização de mais esse evento, e das premiações. De forma especial, agradecemos aos steamers Irineu (pelos troféus), Carlos – Capitão Escarlate (pelos livros), Leandro (pela camiseta e os adesivos), Renata (pelos cadernos), Ciel (pelo bracelete), Vito (pela máscara), e Tathy (pelo quadro). Sem a ajuda de vocês, nosso evento não teria a mesma luz e alegria. Nosso muito obrigado a todos!

Agradecemos também ao pessoal da Loja São Paulo. Desde eventos anteriores, eles nos auxiliam doando livros, e instigando a todos ao ato da leitura, divulgando ao mesmo tempo vários dos livros de temática steampunk que estão circulando em nosso país e sendo produzidos pelo mercado editorial brasileiro. Nosso muito obrigado, e que em breve possamos nos encontrar na Steamcon daqui a alguns meses.

E agradecemos novamente ao nosso respeitável público, cuja participação cada vez mais forte e empolgada garante e nos fornece energias para continuar colocando mais fogo e pressão na caldeira, e levando nossa locomotiva cada vez mais além!

 

Fogo na Caldeira, e Asas à Imaginação!

Leave a Reply