Como foi a participação da Loja PR na JediConPR2011 \o/

// October 10th, 2011 // SteamPunk

Dia 08 de outubro foi a JediconPR20011 aqui em Curitiba. Uma data para ser marcada no calendário do fandon brasileiro.

Chegamos pela manhã dentro do horário planejado. Montamos nossa estande a contento. 10:00 horas estava tudo pronto. Como cheguei um pouco mais cedo, soube pelo próprio amigo jedi Ruben Bender que ele teve um treco na sexta feira e foi parar no médico. Chegou a desmaiar dentro de seu automóvel. Tudo por conta de stress, adivinhem porque? Bom, penso que essa história vale a pena ser contada. Chega no médico que lhe pergunta porque do stress e tal. Ele responde organização de evento e tal. “- Não seria a Jedicon de amanhã?” “- Sim”, responde o Ruben, “- Como você sabe”, exclama ele. O médico pede um minuto e chama um colega dizendo. “– Olha aqui, este é um dos organizadores do evento que iremos amanhã.” Os médicos estavam felizes por conhecer um dos organizadores e sabiam da importância de atendê-lo rapidamente para uma breve estabilização. Essa história, apesar de suas mazelas, com certeza é um dos motivos pelos quais vale a pena tanto esforço para a realização de um evento nerd gratuito que costuma alegrar muita gente.

Descontração (apesar do calor) que marcou o stande da Loja na JediCon

Em minhas andanças pelo tapete vermelho estendido pelo corredor principal do estacionamento do Shopping, que só lembrava ser um estacionamento pelo calor infernal que ocasionava, vez ou outra era interpelado por uma pessoa que solicitava uma foto ao meu lado. E em muitas verifiquei não apenas um sorriso de agradecimento, mas um agradecimento verdadeiro, como um sonho alcançado.

Mini-jedis

Olhos que brilhavam e refletiam a magia daquele momento único que só quem gosta de uma série de ficção científica ou fantasia conhece bem. Um valor incalculável. Principalmente quando você sente um leve puxão repetitivo em sua roupa vindo de baixo e vê uma criança bem pequena daquelas que começaram a caminhar há pouco tempo, trajando um cosplay idêntico ao seu mas em miniatura. O pai pensando que eu não a entendia, explicava docemente que seu filho me chamava a atenção para o fato de estarmos vestidos iguais. De pronto me ofereci a família para tirar uma foto com meu semelhante em miniatura e naturalmente me abaixei. O pimpolho tinha um sabre que reluzia a minha frente. Pronto, ali foi registrada uma foto que possivelmente lá no futuro um jovem ou senhor a olhará e pensara. “Quem seria essa figura que vestido da mesma forma que eu estava (jedis), com uma diferença de idade tão imensurável, gentilmente me permitiu uma foto a seu lado?” Penso que naquele momento único, tanto eu quanto o garoto, não tínhamos absolutamente nada de diferente, éramos unos, éramos irmãos. Penso que essa “força” do momento que deslumbrei naquela hora e que lembro agora vivamente, seja a mesma que sonhou George Lucas quando elaborou sua “força” jedi que tanto pulula a imaginação dos fãs da série cinematográfica que marcou a história do cinema.

Penso que essa foi a razão para que ficássemos tantas horas de pé ou cuidando da estande, ou caminhando entre os admiradores do universo lucasiano. Na hora “esquecemos” que estamos cansados, insistimos em nos vestir adequadamente, mesmo enfrentando um calor fenomenal, para tentar preencher o sonho de alguns que perambulam pelo recinto, uma nave imaginária onde jedis, aliens, mandalorianos, generais, princesas, rainhas, trekkers, exers, steamers dividem espaço com prazer e harmonia. Penso que essa é a razão para pessoas como nosso herói anônimo Ruben Bender, se esforçar tanto a ponto de ir parar em um hospital, ou do Krys Mangini, o Manda Verelho, ignorar sua gripe forte e comparecer com toda a família junto com toda a org do conselho jedi, ou mesmo do Lucas Laynes interagir entre seu ganha pão e a montagem e desmontagem da stande da federação.

Comigo ninguém pode \o/

Penso também que essa seja a razão de dois Danieis ficarem durante todo o dia tirando fotos de filas de pessoas que queriam sentir um pedacinho desse sonho dividido entre todos os presentes ali. Pessoas como um senhor que após tirar algumas fotos na estande de Kunzle & Doerner, agradeceu lembrando a eles que acabara de realizar um sonho de sua vida. Que há muitos anos gostaria de ter feito aquela foto e que agora graças a eles, cumpria seu desejo.

Jedi Forever \o/

Ou de pais que solicitam que eu tirasse uma foto segurando seu filho de colo. Uma das surpresas do evento sem dúvida apanhou até os steamers presentes despreparados. O steamer Roberson Caldeira Nunes que já alegrou muitos eventos com seu Homem Foguete, apareceu trajando um novo steamplay. Um Darth Vader steam. Simplesmente genial! Sem dúvida merecia um prêmio. Pena que no caso dele não foi possível pois pertence ao pessoal da Org. do Conselho.

Steamer Roberson Caldeira Nunes e Thais Machado Cardoso, ambos com seus steamplays dos dois universos (Star Wars & SteamPunk)

Obrigado Conselho Jedi Paraná que em seus sacrificios puderam proporcionar a todos, mesmo que apenas por um dia, mas um dia especial sem dúvida, possam realizar sonhos que serão guardados por anos na vida de mais de 3 mil pessoas.

Rock Metal e StarWars na veia XD

Esperamos que também tenhamos cumprido nossa parte nessa conquista suada que sabemos não é fácil. Nunca desistam, pois são os sonhos que movem a vida.

Mais um grupo de amigos realizando um sonho

Acredito que minha descrição ainda não faça juz a tudo que ocorreu lá dentro, mas tenho certeza que descreve um pedaço do que percebemos, seja nos bastidores, seja durante o evento.

Agradeço em nome de todos os integrantes da Loja Paraná do Conselho Steampunk.

Muito obrigado e parabéns a nosso parceiro! Nos orgulhamos de ter participado de mais esse capítulo da história do fantástico no Brasil.

Carlos A. Machado (Capitão Escarlate)

Veja mais fotos do evento aqui: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150362204313395.379392.582643394&type=3 (face)

http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=14208075274880353654&aid=1318258416 (orkut)

7 Responses to “Como foi a participação da Loja PR na JediConPR2011 \o/”

  1. shamps says:

    Q maravilha! Fikei feliz por ter sido um sucesso. Pena q nao fui!

  2. Krys says:

    Obrigado pelos comentários Machado !!! Realmente não é fácil organizar a JediCON mas como vc, maestralmente disse várias vezes ao longo do seu post, o sacríficio vale a pena com certeza.
    E se preparem para o que está por vir na JediCON 2012 !!!
    Grande Abraço!!

  3. Capitão
    Foi realmente emocionante…
    Ainda me lembrei do menino gorducho que exclamou um “Que legal!!” apertando os cotovelos quando expliquei pra ele sobre o maquina de ALLs…
    Foi incrivel apesar do calor que nem uma caldeira deveria ter!!!

  4. Ruben Bender says:

    Olha Carlos, sua apaixonante descrição do evento me fez literalmente verter lágrimas de alegria, afinal, o que todos que participam da organização do evento lucram com ele, são os incontáveis sorrisos.
    Um grande abraço!

  5. Adam says:

    Muito bom o post.
    A Jedicon realmente foi sensacional.

  6. Sophi Fëfalas says:

    O que dizer? Maravilha!!!! Que a Força esteja com todos nós!

  7. Daniel Doerner says:

    Excelente descrição do evento Capitão, muito obrigado pela homenagem, me tocou!!! =D esperamos que no próximo ano o evento esteja ainda melhor.
    Bater fotos do evento foi um enorme prazer, ver o sorrisos das pessoas, traz um enorme prazer!!! Acho que valeu a pena o esforço!!

Leave a Reply