Como foi a participação da Loja Paraná na IIª SteamCon (parte III)

// October 31st, 2014 // SteamPunk

O domingo começou agitado e muito convidativo. Céu aberto, dia quente, um delicioso desjejum, regado ao MELHOR PÃO DE QUEIJO DO UNIVERSO!, suco de Cambuci, e uma deliciosa omelete. Frisamos bastante a alimentação, pois a Hospedaria Os Memorialistas ganhou diversos prêmios pela qualidade de atendimento e da alimentação oferecidas, incluindo a indicação pela revista VEJA como o melhor restaurante de Paranapiacaba. Após a lauta refeição, começamos as preparações para o belo dia que tínhamos pela frente.

No prédio União Lira Serrano, nas salas no piso superior ocorreu Oficina de Criação de Contos, ministrada pelo steamer e escritor paulista Álvaro Domingues. Em sequência à palestra sobre a história de Paranapiacaba, ocorreu o bate papo com o autor e pesquisador local Jairo Costa com a apresentação de seu livro “Paranapiacaba: Lendas & Mitos”. No prosseguimento da programação, ocorreu a apresentação de Dança Cigana com as dançarinas Morgana Sirvak e Luciana Shiraishi, abrindo os ânimos para a atração seguinte: o Concurso de Steamplay.

Foram diversos participantes, em duas categorias diferentes: masculina e feminina. Os participantes tinham até 3 minutos para se apresentar e comentar sobre as roupas e a história do seu steamplay. Os primeiros  foram os representantes da ala masculina, seguidos pelas representantes da ala feminina, e por fim, houve uma apresentação em dupla que também participaram de ambas as categorias, que contou através de um narrador a história do casal de robôs mecasteampunks.

Todos os participantes encarnaram a ideia de criar um personagem não só visualmente bonito, mas com uma rica história por trás. Os jurados e organizadores ficaram impressionados, e graças à ajuda dos diversos estandes presentes no evento, a premiação foi estendida não só ao 1º lugar, mas também para o 2º. Esse ano, tivemos uma dobradinha da Loja Paraná (viram só? Vocês disseram que nem tínhamos candidatos. Reclamaram tanto, que tivemos dois, hehehe, flw, vlw): na categoria Masculina, em 1º lugar ganhou o nosso colega steamer André, integrante da Loja Paraná, com seu lindo steamplay de Marechal Andropov (ver sua atuação na vídeo fotonovela A Maldição da Múmia https://www.youtube.com/watch?v=GMpUv2eGGV8 );

Steamer André e seu steamplay.

na categoria Feminina, em 2º lugar ganhou a steamer Renata e seu steamplay de desbravadora. Pelo visto, teremos ai uma tradição da Loja Paraná ser agraciada com premiações? Ano passado, quem foi agraciada com o primeiro lugar masculino foi a  pessoa do Capitão Escarlate (Carlos Alberto Machado)…

Steamer Renata e seu steamplay.

Parabéns a todos que participaram, e que tenhamos ainda mais apresentações nos próximos SteamCons que virão!

Após o concurso de steamplays, ainda no espaço Lira Serrano, fomos agraciados com a palestra e o aprendizado sobre “Camadas: um estudo sobre a roupa íntima vitoriana”, realizada por Aline Dalla Vecchia, que atraiu um público respeitável.

Na sequência, ocorreu uma palestra musical, justamente sobre a “Música Steampunk”, ministrada e realizada pela dupla Freon & Fabio Melo. Os dois conseguiram tocar num dos pontos mais discutidos  do steampunk de forma muito interessante. Abarcando os vários grandes expoentes da temática steam, e o vídeo final com um mashup de músicas e clipes das bandas citadas que por sinal, foi show!

Antes da última palestra do dia, “Revivalismo”, ministrada por Rommel Werneck, tivemos uma breve apresentação de dança tribal

Enquanto o concurso e palestras ocorriam no espaço Lira Serrano, atividades paralelas ocorriam no Mercado Municipal. Tivemos as concorridas oficinas de Bartitsu, ministrada por Cândido Ruiz e Fernão de Quintana; e também a oficina de Pintura e customização feita pelo Capitão Escarlate.

Essa foi a 3ª parte da série. Em breve, teremos mais memórias de um passado que não aconteceu num presente que ocorreu num futuro paralelo a serem compartilhadas!

Fogo na Caldeira e Asas à Imaginação! \o/

(Créditos dos posters: divulgação da Organização da SteamCon/ Fotos: álbuns divulgados via Facebook por diversos participantes)

Leave a Reply


Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/designio/public_html/pr/wp-content/plugins/all-in-one-seo-pack/aioseop_class.php:3954) in /home/designio/public_html/pr/wp-content/themes/irresistible/set.php on line 1