7º Café Steampunk – Homenagem a Leonardo DaVinci

// June 13th, 2014 // Eventos, Loja, SteamPunk

Saudações a toda a nação steamer!

Dia 08 de junho ocorreu o nosso famoso Café Steampunk, e nessa edição homenageamos um dos maiores gênios da humanidade, Leonardo DaVinci (1452 – 1519). Como sempre, o AocaBar virou a caldeira de pressão que movimenta a locomotiva steampunk em Curitiba, sediando nosso evento novamente, e de forma incrível!

Mas, por qual motivo Leonardo DaVinci foi homenageado, e não mais um nobre cientista brasileiro? Esse mestre renascentista foi responsável pelos mais fenomenais avanços nas artes, arquitetura, urbanismo, e na arte de inventar maquinas. Seus cadernos de anotações (ao menos os que chegaram até nosso conhecimento) contêm esquemas detalhados de máquinas fantásticas, muitas das quais avançadas demais para serem realmente criadas com a tecnologia disponível no período. Suas mais famosas máquinas impossíveis são o “Parafuso Aéreo”, precursor dos helicópteros; uma espécie de planador de asas articuladas; uma espécie de carroça autopropulsada por um motor de molas e até mesmo um canhão metralhadora, cujas balas se abriam no meio do disparo, fazendo cair uma chuva de barragem de minibalas.

Algumas das Máquinas criadas por Leonardo DaVinci, e que persistem no universo Steampunk

Muitas dessas máquinas inclusive povoam o universo steampunk, seja ao natural, ou na forma de releituras. Ou mesmo como fundo de cena para diversas obras steampunks (destaque para “Castelo Falkestein”). Sendo assim, foi inevitavel abrirmos um espaço na nossa linha de homenagens (em geral inventores brasileiros) e nos sentimos em divida por não termos homenageado-o antes.

Feito os prolegomenos, passaremos aos comentários sobre o 7ª Café Steampunk.

Apesar da chuva que caiu quase sem parar na capital paranaense no ultimo domingo, tivemos uma casa cheia mais uma vez. Muitas pessoas, muitos amigos se revendo, personagens ilustres dos grupos steampunk e vitoriano voltando a se encontrar e trocando muitas ideias, fotos e planejamentos futuros. Porém, e esse é sempre um dos pontos mais bacanas, tivemos a presença de novatos, pessoas estreantes no universo do vapor e que souberam do evento através do facebook e das indicações de amigos.

O espírito musical não nos deixou, pois ao fundo, todos puderam curtir uma ótima trilha sonora, regada e carregada na pressão do vapor com Abney Park e Voltaire. Clássicas e musicas dos últimos álbuns embalaram as conversas e a degustação dos deliciosos patês. O tradicional “Patê Misterioso” manteve-se como a delicia da noite, acompanhados dos vários tipos de pães, bolo, café, chá e um refrescante suco de laranja para os adeptos dos refrescos gelados.

No mezanino do Aoca, ficou exposto durante toda a duração do café o nosso Museu Steampunk, com máquinas antigas, objetos customizados, criados e confeccionados pelos steamers da Loja Paraná. Mas, como nosso museu não é dedicado somente as criações materiais, estamos cada vez mais ampliando nosso acervo de escritos steam/dieselpunk; pois á medida que vão saindo novidades no mercado editorial de coletâneas e livros, estamos sempre tentando nos manter atualizados com as novidades e compartilha-las com todos que tiverem interesse.

Museu Steampunk, com vários dos objetos criados pelos Steamers através de customizações ou confecção completa

 

Como nossos interesses não são só preencher os estômagos, mas preencher os diversos outros sentidos de nossos convivas, tal qual nosso homenageado preocupava-se em saciar todos os sentidos humanos, tivemos atrações para encantar e agradar aos mais diversos gostos do nosso amado público.

A bela steamer Renata nos brindou com uma apresentação de dança tribal magnífica. Com belas trilhas sonoras, seus movimentos encantaram os olhares dos presentes. E seu visual, muito bem trabalhado, deu um toque todo especial à apresentação.

Steamer Renata, a dançarina tribal do grupo, em mais uma bela apresentação que encantou o público.

Como atração aos ouvidos, tivemos duas apresentações primorosas. Leandro MacLorihem, gaiteiro de fole cheio, aguçou o ouvido de todos com animadas canções de gaita de fole, animando a todos.

Leandro MacLorihem, brilhante gaiteiro, cujo som animou a todos!

A segunda apresentação ficou por conta da cantora lírica Vanessa Rafaelly. Com sua poderosa voz, interpretou canções emocionantes do repertório de peças de Ópera. Os admiradores dos tempos vitorianos ficaram encantados em ter a oportunidade de escutar e sentir o clima de uma apresentação clássica, apresentação de grande imponência e gosto.

Vanessa Rafaelly, excelente cantora, cuja voz límpida permitiu um vislumbre da era clássica e das apresentações de Ópera tão cultuada na Era Vitoriana.

Com estômagos saciados, e ouvidos enaltecidos por musica e dança, foi dado inicio ao desfile e premiações da noite. Para não ficar muito extensa, o desfile de steamplays e o sorteio dos prêmios ficará para uma nova postagem, em breve.

Para fechar a noite com chave de ouro, a banda Dreams of Faith fez uma apresentação sensacional de hardrock, tocando musicas próprias e covers famosos. Vale ressaltar a energia da apresentação, e a caracterização de todos da banda, fosse por um goggle, uma cartola estilizada, uma mascara de gás customizada, todos estavam harmonizando com a proposta de um visual steampunk.

Pessoal da Banda Dreams of Faith, animando e encerrando de forma épica a noite! Sem dúvida, seu som incrivel e o visual exemplar foram a última luz da noite

Nossos agradecimentos para a banda, e todos os demais steamers que se apresentaram em nosso evento!

Como nota final, nós do Conselho Steampunk Loja Paraná queremos agradecer a todos que enfrentaram o frio e a chuva e compareceram em nosso evento. Sem vocês, nossas caldeiras não manteriam o calor para manter a locomotiva sempre em frente! Nossos agradecimentos também, e de forma ainda mais especial, agradecemos a todos nossos amigos que se dispuseram a se apresentar em nosso café: ao Leandro, Vanessa e a Banda Dreams of Faith, cujas participações são como chamas que tornam nossa caldeira mais e mais energizada. E agradecemos também aos nossos amigos e colaboradores, incluindo a Loja São Paulo do Conselho Steampunk, que nos ajudaram criando e doando diversos prêmios para serem sorteados e dados aos participantes.

Ficamos por aqui, amigos steamers. Esperamos que tenham ainda fôlego para as próximas postagens, e não se esqueçam

Fogo na Caldeira, e Asas à Imaginação!

Leave a Reply


Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/designio/public_html/pr/wp-content/plugins/all-in-one-seo-pack/aioseop_class.php:3954) in /home/designio/public_html/pr/wp-content/themes/irresistible/set.php on line 1