Orient Express Cabaret’s: Vapor à Meia-Noite.

// January 23rd, 2014 // Eventos, Loja, SteamPunk

Saudações nobres senhores, intrépidas damas, selvagens bárbaros e habitantes das terras orientais!

      Em 2011, o Conselho Steampunk Paraná realizou um evento noturno, para um publico mais maduro, e que renderam diversas criticas (positivas e negativas), e que ficou arquivado no Arquivo de Projetos Futuros do grupo. Esse ano, resolvemos reabrir o Arquivo, e decidimos dar uma nova chance à proposta do evento: uma “balada” noturna, voltada ao público steampunk, com musicas e apresentação de dança com aquela “pegada” steam.

      Nesse mesmo ano, houve a aproximação entre o Picnic Vitoriano Curitiba e o Conselho, com a proposta de fazermos um evento conjunto, como um ensaio para o “GRANDE PROJETO” (top secret, infelizmente só os mais altos graduados do Conselho sabem dele, e eles guardam o segredo dentro de um cofre que deixa o Cofre de Gringots parecendo fechadura de cofre-porquinho).

      Após conversas, discussões, analises estratégicas, analises financeiras, e após acionarmos nossos contatos desse, do sub, do outro, e do além-mundo, chamamos nossas aliadas para abrirmos a 1ª apresentação do Orient Express Cabaret’s! Primeiro evento feito em conjunto pela Loja Paraná do Conselho Steampunk, e Picnic Vitoriano de Curitiba. Realizado no Atary Bar, ambiente conhecido por poucos dos grupos, foi uma sincera e incrível surpresa descobrirmos esse novo ambiente. Limpo, amplo, aconchegante e com uma boa capacidade de publico, ele é o ambiente perfeito para esse tipo de evento.

Steamers curtindo a noite                                   Steamers curtindo a noite

Steamers se destacando no ambiente

      Com a participação de estrelas renomadas do Leste ao Oeste, desde as frias terras siberianas até os escaldantes desertos árabes, trouxemos para a Capital dos Pinheiros a mais fina flor do entretenimento! Vindo das terras em guerra, onde as trevas e a escuridão são a lei, o Dj Thizonatto; direto de outros eventos, nosso Dj quase residente, Guardian veio em pompa e brilho para discotecar e manter a pista cheia e animada; e para alegrar os olhos e deleitar a todos com os mistérios do oriente e a beleza do leste europeu, convidamos a dançarina burlesca Aline Volkova para se apresentar em nossos palcos.

Dj Guardian e Dj Thizonatto

Dj Guardian, e Dj Thizonatto

Dj Guardian ao fundo, e a dançarina Aline Volkova

Dançarina steam/burlesca Aline Volkova

      Rompendo barreiras, iniciamos essa viagem rumo aos mistérios da noite! Aos DJs foram impecáveis no set-list de musicas. Ambos conseguiram captar o espírito steam e a sonoridade, fazendo uma excelente trilha sonora, baseada não só no Abney park, mas também incluído diversos outros músicos e bandas, como Gogo Bordello e Sisters of Mercy.

      Todos os presentes ficaram admirados e animados a noite inteira, com a variação do steampunk, burlesco, cigano, industrial e gótico. Não teve ninguém que em algum momento não tenha dançado e se requebrado ao som na pista, e à luz negra. Foi sensacional ver que mesmo as pessoas que já eram publico do local e que haviam ido apenas para conhecer o cabaret, se entregaram ao som e a dança.

DJ tocando todas

DJ tocando todas

Steamers e convidados agitando na pista

Steamers e convidados agitando na pistaSteamers e convidados agitando na pista

      Por falar em dança, a apresentação de dança da Aline Volkova foi um dos momentos altos da noite. Fazendo uma dança burlesca envolvendo lenços, tendo uma pele de zebra de palco, os participes podiam se sentir como numa espécie de harém otomano. com as luzes e o som, todos foram tomados por um clima místico de sonho. E foi unanime a salva de palmas e elogios derramados após a apresentação. Sucesso total frente ao público!

      O público merece destaque, pois era formado por steamers, vitorianos, amigos em comum dos dois grupos, pessoas de fora e até mesmo pessoas de outros estados, que vieram apenas para prestigiar o evento. Como a proposta era a caracterização (não-obrigatória, cabe frisar), tivemos grande surpresa em ver que muitas pessoas capricharam no visual, maquiagens e apetrechos. E, o mais marcante, foi o entrosamento entre aqueles que já tinham contato com o visual, e o “publico leigo” que ficou encantado com as roupas vitorianas e dos steamers, tirando foto, elogiando, e usando algumas peças. Inclusive, rolou várias sessões de fotos especiais entre público, steamers e vitorianos. Muitas das fotos ficaram excelentes!

 

      Queremos agradecer a todos vocês pela participação! Isso nos deixa cada vez mais animados para realizar novos eventos e novas propostas! Vocês são demais! Agradecemos também aos artistas convidados, pois vocês são ótimos! Seja com a musica ou com a dança, vocês foram incríveis! Agradecemos ao pessoal do Atary Bar, por ter aberto as portas ao evento e ter ajudado com organização dos detalhes mais práticos da noite. E, queremos agradecer em especial ao pessoal do Picnic Vitoriano Curitiba, nossas parceiras, por terem ajudado definindo ambiente, dia, atrações além do apoio em divulgação. Vocês estão de parabéns! Esperamos contar com todos vocês para uma próxima parceria!

Fogo na Caldeira e Asas à Imaginação!

Texto baseado nas anotações de Andropov e Katharina,

com fotos de Lincoln Schindler

 

 

Leave a Reply